O que é a Abdominoplastia?

A cirurgia de abdominoplastia ou dermolipectomia abdominal é um procedimento que visa a melhora do aspecto abdominal.

Com o passar do tempo, ou após determinados eventos (gestações, cirurgia bariátrica, grandes variações de peso), a região abdominal sobre grandes mudanças. Dentre elas, pode ocorrer o excesso de pele e flacidez, o acúmulo de gordura localizada, e a diástase dos músculos reto abdominais. Essa última é muito comum depois de gestações, e significa o afastamento entre os dois músculos reto abdominais, o que faz com que o abdomen fique mais protruso.

Por quê a Diástase dos Músculos Abdominais Ocorre?

Isso porque, mesmo com uma boa massa muscular, o afastamento desses músculos torna a nossa parede abdominal mais fraca, e portanto o abdomen vai “para frente”. A cirurgia de abdominoplastia contempla a correção de todas as alterações citadas acima: a retirada do excesso de pele quando necessário, a retirada da gordura localizada (às vezes associado a uma lipoaspiração complementar), e a correção da diástase muscular através de uma sutura.

Miniabdominoplastia vs. Abdominoplastia

Existe ainda a miniabdominoplastia, indicada quando há necessidade da correção da diástase, mas com um excesso de pele menor. Essa cirurgia resulta em uma cicatriz reduzida e tem excelentes resultados, quando bem indicada para o caso adequado.

Dra. Sheila Mulatti – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica