A Toxina Botulínica está no mercado brasileiro há mais de 25 anos.

Comumente conhecido como BOTOX ® , que na realidade é o nome comercial desta toxina fabricada pelo laboratório Allergan, ele se tornou um grande aliado no cuidado contra os sinais do envelhecimento. A toxina botulínica é comumente utilizado para evitar a formação de rugas faciais, mas tem também muitas outras indicações. É utilizado também para diminuir sudorese, para determinados tipos de cefaléia, e tem seus usos terapêuticos para pacientes neurológicos.

Desta forma, é um medicamento produzido com um controle de qualidade muito grande, sendo o seu uso extremamente seguro. Compartilho aqui então as dúvidas mais comuns quando nós falamos desse procedimento.

Para que serve o BOTOX®?

Como dito acima, o uso da toxina botulínica tem muitas indicações em diversas áreas da medicina. Falando em fins estéticos, o objetivo principal do tratamento é diminui a força da contração muscular, e com isso, reduzir a formação de rugas e marcas na pele advindas da contração forte e constante. Normalmente, a área onde ela é mais aplicada é na testa, e ao redor dos olhos, não somente diminuindo a formação de rugas, mas também com um efeito de abertura dos olhos, o que transmite uma aparência mais descansada e suave à sua expressão. Mas eu vou ficar com o rosto “paralisado”? É muito importante que a toxina botulínica seja feita de acordo com a força muscular de cada paciente, para que o efeito seja natural e mantenha as expressões faciais. O objetivo é diminuir a força da contração muscular para que, quando você execute aquele movimento, o músculo se contraia, mas sem tanta intensidade, a ponto de fazer fraturas na derme , evitando assim marcas que se intensificam com o passar dos anos.

Quando devo começar o meu tratamento com a Toxina Botulínica?

Atualmente, entendemos que não existe mais idade certa para começa o tratamento, e sim indicação clínica. A partir do momento que a paciente está contraindo a face a ponto de produzir rugas estáticas, ou seja, que estão presentes mesmo quando a paciente está em repouso, há indicação para o procedimento. Nesse caso, a toxina terá um efeito preventivo, impedindo que essas rugas se agravem com o passar do tempo.

A Toxina Botulínica pode ser aplicada em outras regiões do rosto?

Sim  a toxina pode ser feita para tratamento da parte inferior do rosto e pescoço, procedimento que melhora bastante o contorno cervico-mandibular e as rugas do pescoço, procedimento conhecido pelos médicos como Nefertiti. Além disso, podemos tratar o sorriso gengival (quando a paciente sorri e expõe muito as gengivas), além da hipertrofia do músculo Masseter, que contribui para o bruxismo (quando o paciente utiliza essa musculatura em excesso, rangendo os dentes e apresentando um desgaste do seu esmalte).

Quanto tempo dura o tratamento com BOTOX®?

A duração da toxina botulínica tem uma média de 4 a 6 meses.

Alguns fatores influenciam nesse tempo de duração, como o próprio paciente, seu estilo de vida, a dose utilizada e o plano de aplicação traçado pelo médico. É importante entender que o tratamento com a toxina botulínica deve ser feito com esse período de intervalo, ou seja, é um tratamento a longo prazo.

Não é  interessante fazer uma aplicação isolada; é importante repetir o procedimento com o intervalo correto, a fim de manter todos os benefícios que esse procedimento traz ao longo dos anos.

Lembre-se de buscar por um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.